“Os Cadernos de Desenhos da Gardunha"

 

 

Irá realizar-se, no dia 4 de outubro, sábado, às 17.00h, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição “Os Cadernos de Desenhos da Gardunha”, de Jorge dos Reis.
 
Esta exposição é baseada “em dez núcleos de desenhos da Serra da Gardunha, assentes em dez localidades diferentes, a partir das quais se desenvolveu uma observação dual do território. As aldeias da periferia da serra convocam um tipo de registo que se debruça em torno de extensos conjuntos rochosos, fragas de grandes dimensões onde as feições do granito são dominantes na silhueta da montanha enquanto cenário contemplativo. As freguesias do interior da serra permitem uma observação de proximidade das pedras de xisto salpicadas no terreno e nas ribeiras, da textura dos caminhos, da dimensão formal de pequenos calhaus rolados no chão pisado”. A exposição “Os Cadernos de Desenhos da Gardunha” revela “a própria materialidade do registo gráfico que se faz a tinta-da-china e aguada, para assim realizar um todo mesclado”.
 
A exposição estará patente ao público até dia 2 de novembro e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 14.30h às 17.30h. O custo de entrada será de um euro.