Terceira edição dos Itinerários do Sentir, no Souto da Casa

 

 

No âmbito da Quadragésima – Ciclo de Tradições e Semana Santa do Concelho do Fundão, irá realizar-se, no dia 2 de abril, domingo, às 15.00h, a terceira edição dos Itinerários do Sentir, no Souto da Casa.

Esta terceira edição dos Itinerários do Sentir propõe uma aproximação aos locais de ativação das expressões materiais e imateriais associadas ao ciclo religioso, com um enfoque nas geografias evocadoras da Paixão de Cristo, presentes nos modelados de algumas aldeias do Concelho.

O percurso, com início na Capela da Senhora do Rosário, será acompanhado por habitantes da comunidade conhecedores das emoções, das histórias e das tradições musicais e religiosas relacionadas com estas manifestações de fé popular. Os participantes serão convidados a escutar leituras que intensifiquem a construção de uma reflexão pessoal sobre a polimorfia cultural e temporal que caracteriza esta particular conjuntura da história do cristianismo: a Quaresma.

No final do Itinerário, na Capela de São Gonçalo, o Coro do Grupo Ponto & Linha interpretará cânticos tradicionais da Quaresma e decorrerá, também, a Conversa Aberta “Testemunhos de Fé – Souto da Casa” com intervenções de Maria das Dores Ladeira, Alcina Cerdeira, Luís Mendes, Albano Soares, António Lourenço Marques, Diamantino Gonçalves, Pedro Salvado e moderação de Nuno Bichinho.

O fotógrafo Diamantino Gonçalves fará também uma pré-apresentação do seu mais recente trabalho, “O Esmalte da Fé”.

As visitas serão orientadas por um técnico do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro.