Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão

 

 

Irá decorrer, entre os dias 18 de fevereiro e 5 de abril, a 13a edição da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, um dos mais importantes eventos culturais fundanenses. 

A Quadragésima é um ciclo de turismo religioso, dedicado ao teatro, às artes, à música e às tradições do sagrado. Este evento fomenta a redescoberta das tradições religiosas do território, tanto nas formas populares (festas, procissões e representações sacras), como nas formas mais eruditas (dramas litúrgicos, sermões medievais, antigas orações) e divulga o património artístico local. 

No âmbito das celebrações religiosas, durante a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, destacam-se em quase todas as aldeias do Concelho as Encomendações das Almas, os Cânticos dos Martírios, os percursos de Regrar dos Passos e, em Lavacolhos, a singular Procissão dos Penitentes, enquanto que na Barroca decorre a Procissão das Pinhas e no Souto da Casa decorre o Cantar as Alvíssaras. 

A Serra da Gardunha vai ser o cenário noturno e contemplativo para a realização de uma Via Sacra, durante a qual as pessoas poderão percorrer e parar, para contemplar, dentro da floresta, Estações de Quadros Vivos da Paixão de Cristo, encenadas pelo Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas do Fundão. 

Destacam-se na cidade do Fundão a Procissão dos Passos, a Procissão do Ecce Homo, as Ermidas, uma enc¬enação litúrgica de Quadros Vivos Teatrais da Via Sacra da Paixão de Cristo, e a Procissão do Enterro do Senhor, que envolve a cidade num ambiente de profundo pesar e de escuridão, solenidades organizadas pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão. 

No âmbito cultural, destacam-se a Gardunha Sacra, percurso organizado pela Associação Caminheiros da Gardunha e o G.E.G.A. – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, que revisita caminhos antigos e lugares sagrados da Gardunha, apelando ao conhecimento, à espiritualidade e à procura interior, sendo um reflexo do caminho quaresmal; o concerto Officium Tenebrae, interpretado pelo Ensemble Barroco Les Secrets des Roys, que se inspira nas Matinas do Tríduo Pascal, tal como se celebravam na Igreja Católica do Ocidente até ao Concílio Vaticano II. A iniciativa Itinerários do Sentir tem como objetivo realizar visitas às geografias das paisagens religiosas históricas, conjugando materialidade com imaterialidade. A proposta de criação para a Quadragésima no ano de 2015 – Quadraginta Dies Silentio – Um Silêncio de Quarenta Dias – é uma peça em três capítulos, de Ruben Saints, que é um espetáculo teatral, inspirado na caminhada refletiva dos fiéis durante a Quaresma. Trata-se de uma viagem pelos textos sagrados, pela poesia e pela música: o encontro do Amor a Deus e ao próximo como a si próprio. Por fim o concerto Stabat Mater interpretado pela Academia de Música e Dança do Fundão. 

No âmbito turístico, destaca-se o programa Visitações que tem como objetivo realizar visitas guiadas a algumas aldeias e vilas do Fundão, com interesse especial na Arquitetura Religiosa e na Arte Sacra. 

Irá ainda decorrer, entre os dias 20 de março e 5 de abril, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem” – Sabores da Páscoa, que procura ser o reflexo das tradições gastronómicas da Páscoa e pretende recriar nos restaurantes do Concelho o imaginário da reunião da família à mesa, com ementas ligadas à Páscoa.