Estão abertas as candidaturas ao Orçamento Participativo 2016

 

 

O Município do Fundão informa que se encontram abertas, até ao próximo dia 22 de abril, as candidaturas ao Orçamento Participativo do ano 2016. Para o efeito a autarquia disponibilizou uma verba total de 100 mil euros para apoiar projetos e ideias apresentadas pelos cidadãos.

A apresentação de propostas é feita e submetida através da plataforma online www.fundaoparticipa.pt, por carta ou presencialmente na Câmara Municipal do Fundão.

Algumas das novidades do OP2016 são que cada cidadão terá que votar em duas propostas distintas, só poderão ser apresentados projetos até 50.000 euros e a forma de credenciação na plataforma será através do cartão de cidadão. Outra das novidades é que o cidadão poderá votar nas assembleias participativas onde serão defendidos os projetos.

De 23 a 29 de abril irá decorrer a análise técnica das propostas e a fase de votação irá decorrer de 3 a 31 de maio. O anúncio público dos projetos vencedores irá decorrer no dia 9 de junho.

O Orçamento Participativo irá abranger a totalidade do território do concelho do Fundão e poderão participar todos os cidadãos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho do Fundão. Poderão ser apresentadas propostas nas áreas de competência da Câmara Municipal do Fundão e que não sejam projetos pessoais associados a marcas registadas ou patentes, nem sejam pedidos de apoio financeiro.

Com a implementação do Orçamento Participativo pretende reforçar-se a transparência na gestão autárquica, aproximando-se os cidadãos da informação sobre os recursos financeiros e administrativos.

Para mais informações poderá utilizar o e-mail fundaoparticipa@cm-fundao.pt e o contacto 800 207 887.